Três estabelecimentos foram interditados e cerca de uma tonelada de produtos, entre eles carne bovina, suína e massa para embutidos, foram apreendidos em São Pedro do Sul nesta quinta-feira. Um quarto estabelecimento foi autuado por ter menos suínos do que declarava e não justificar o destino dado aos animais.
A apreensão ocorreu durante uma operação realizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) em parceria com a Brigada Militar.
A ação foi solicitada pelo Ministério Público para investigar a suspeita de abate de animais, processamento e comércio ilegal de produtos de origem animal.
Quatro equipes contando com um total de 10 técnicos da Seapa e 8 policiais militares vistoriaram cinco estabelecimentos na cidade. Em três deles foram encontradas irregularidades. Os estabelecimentos foram autuados e interditados por abate e produção de produtos de origem animal em local não registrado em órgão oficial de inspeção sanitária. Os donos dos estabelecimentos devem responder por crime contra a saúde pública.
Conforme os médicos veterinários Rodrigo Fantinel, supervisor da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e Wylner Ribeiro , responsável pelas barreiras sanitárias na região de Santa Maria, as condições encontradas nos estabelecimentos vistoriados eram de extrema precariedade, colocando em risco a saúde do consumidor.
Eram locais sem registro, que tinham péssimas condições higiênico-sanitárias e de conservação dos produtos avalia Fantinel.